Desde o final da década de 60, quando começaram a surgir os primeiros navios construídos para realizar cruzeiro, as companhias de navegação tem batalhado por lançar novidades e tendências em suas frotas. Novos tipos de cabine, entretenimento diferenciado e restaurantes de alto nível estão entre as principais inovações, que foram se sucedendo nos novos navios – que também foram ficando cada vez maiores. Tamanho, aliás, sempre foi visto pelas companhias como uma forma de inovação. A partir do final dos anos 80, a batalha pelo título de maior navio do mundo se tornou acirrada.
Hoje, a disputa entra em um patamar antes inimaginável. Patinar no gelo, fazer tirolesa, passear em um parque e surfar no meio do oceano em um navio que transporta mais de 8,000 pessoas? Sim, desde 2009 tudo isso é possível a bordo do Oasis of the Seas, o primeiro navio da maior maior e mais inovadora classe de cruzeiros do mundo. Ápice da batalha entre as companhias, e obra prima da Royal Caribbean International, a classe revolucionou a indústria de cruzeiros quando de seu lançamento, e até hoje, não encontrou competidores a sua altura.
Em 2020, além do Oasis, a classe conta com outros três navios: Allure of the Seas, Harmony of the Seas e Symphony of the Seas. Em 2021 deve entrar em operação o quinto navio do tipo, Wonder of the Seas. Um sexto navio da classe Oasis ainda será construído, com inauguração prevista para 2023.
Cada um dos navios conta com 220 mil toneladas de deslocamento. Ou seja, seus membros são, de longe, os maiores navio de cruzeiros do mundo; seus concorrentes mais próximos não chegam às 190 mil toneladas (apesar do nome, a tonelagem de um navio refere-se a seu volume interno, e não a peso). Não à toa, o Oasis e seus gêmeos carregam até 6,400 passageiros (e 2,160 tripulantes) e trazem grandes inovações, como o Central Park, e a Boardwalk.
Criados em um vão aberto central na parte de dentro do navio, são duas das principais áreas públicas dos navios, que contam com sete “vizinhanças”, cada uma com características diferenciadas. Com vegetação real, bancos, restaurantes e lojas, o Central Park procura recriar o famoso parque de Nova Iorque.
Já o Boardwalk é a reprodução de um típico píer norte-americano; conta com fliperama, carrossel, carrinho de cachorro quente, entre outros. É nesta área que fica também o AquaTheater, um teatro aquático ao ar livre, que exibe shows de águas dançantes, e espetáculos com mergulhadores profissionais e nado sincronizado.
Os navios ainda contam com uma espécie de rua interna, a Royal Promenade, e outras dezenas de atrações diversas. Para quem é fã de esportes, por exemplo, há o FlowRider, um simulador de surfe, e a ZipLine, uma tirolesa que atravessa parte dos navios suspensa a mais de 10 andares de altura. Tudo isso é complementado pelas atrações comuns de outros navios de cruzeiro, como teatro e casino, e mais de uma dúzia de restaurantes diferentes.
Oasis of the Seas, o navio original da classe
Conhecemos o Oasis of the Seas em 2015, durante um cruzeiro pelo Caribe, que é onde o navio costuma navegar durante todo o ano. Em nosso roteiro, a embarcação partiu de Fort Lauderdale, nos EUA, e visitou três destinos caribenhos: Falmouth (Jamaica), Cozumel (México) e Labadee (Haiti). O destaque fica por conta desta última escala, que é dos destinos particulares da Royal Caribbean International na região.
Devido a seu tamanho, o navio não podia visitar muitos portos na época. Agora, a história está mudando, com diversas cidades adaptando sua infraestrutura para receber a classe Oasis. A própria Royal Caribbean precisou trabalhar para melhorar sua infraestrutura.
A companhia já havia construído um terminal para embarcar os passageiros da classe em Fort Lauderdale. Nos últimos anos, adaptou também a ilha de CocoCay, outro destino de seus destinos privados no Caribe, para receber os navios. Em 2020, inaugurou um terminal em Miami para operar com o Oasis e seus gêmeos.
Em 2021, o Oasis of the Seas ficará baseado em três portos: Nova Iorque, Fort Lauderdale e Miami. Do primeiro, navega entre Maio e Outubro, visitando as Bahamas, o Canadá e a Nova Inglaterra. Em Julho, o navio realiza um único cruzeiro mais longo rumo ao Caribe Leste.
Já dos portos na Flórida, oferece cruzeiros semanais ao Caribe. Entre Janeiro e Abril parte de Fort Lauderdale, passando para Miami posteriormente, entre Outubro e Dezembro. Os itinerários passam por portos como St. Thomas (Ilhas Virgens Britânicas), Roatán (Honduras), San Juan (Puerto Rico) e Philipsburg (St. Maarten).
Separamos algumas fotos e destaques de nosso cruzeiro com o navio, confira: