Conheça a classe Oasis, a maior e mais inovadora do mundo

Desde o final da década de 60, quando começaram a surgir os primeiros navios construídos para realizar cruzeiro, as companhias de navegação tem batalhado por lançar novidades e tendências em suas frotas. Novos tipos de cabine, entretenimento diferenciado e restaurantes de alto nível estão entre as principais inovações, que foram se sucedendo nos novos navios – que também foram ficando cada vez maiores. Tamanho, aliás, sempre foi visto pelas companhias como uma forma de inovação. A partir do final dos anos 80, a batalha pelo título de maior navio do mundo se tornou acirrada.

O simulador de surfe FlowRider

Hoje, a disputa entra em um patamar antes inimaginável. Patinar no gelo, fazer tirolesa, passear em um parque e surfar no meio do oceano em um navio que transporta mais de 8,000 pessoas? Sim, desde 2009 tudo isso é possível a bordo do Oasis of the Seas, o primeiro navio da maior maior e mais inovadora classe de cruzeiros do mundo. Ápice da batalha entre as companhias, e obra prima da Royal Caribbean International, a classe revolucionou a indústria de cruzeiros quando de seu lançamento, e até hoje, não encontrou competidores a sua altura.

Em 2020, além do Oasis, a classe conta com outros três navios: Allure of the Seas, Harmony of the Seas e Symphony of the Seas. Em 2021 deve entrar em operação o quinto navio do tipo, Wonder of the Seas. Um sexto navio da classe Oasis ainda será construído, com inauguração prevista para 2023.

Cada um dos navios conta com 220 mil toneladas de deslocamento. Ou seja, seus membros são, de longe, os maiores navio de cruzeiros do mundo; seus concorrentes mais próximos não chegam às 190 mil toneladas (apesar do nome, a tonelagem de um navio refere-se a seu volume interno, e não a peso). Não à toa, o Oasis e seus gêmeos carregam até 6,400 passageiros (e 2,160 tripulantes) e trazem grandes inovações, como o Central Park, e a Boardwalk.

O AquaTheater, com suas fontes de águas dançantes

Criados em um vão aberto central na parte de dentro do navio, são duas das principais áreas públicas dos navios, que contam com sete “vizinhanças”, cada uma com características diferenciadas. Com vegetação real, bancos, restaurantes e lojas, o Central Park procura recriar o famoso parque de Nova Iorque.

Já o Boardwalk é a reprodução de um típico píer norte-americano; conta com fliperama, carrossel, carrinho de cachorro quente, entre outros. É nesta área que fica também o AquaTheater, um teatro aquático ao ar livre, que exibe shows de águas dançantes, e espetáculos com mergulhadores profissionais e nado sincronizado.

Os navios ainda contam com uma espécie de rua interna, a Royal Promenade, e outras dezenas de atrações diversas. Para quem é fã de esportes, por exemplo, há o FlowRider, um simulador de surfe, e a ZipLine, uma tirolesa que atravessa parte dos navios suspensa a mais de 10 andares de altura. Tudo isso é complementado pelas atrações comuns de outros navios de cruzeiro, como teatro e casino, e mais de uma dúzia de restaurantes diferentes.

Oasis of the Seas, o navio original da classe

Conhecemos o Oasis of the Seas em 2015, durante um cruzeiro pelo Caribe, que é onde o navio costuma navegar durante todo o ano. Em nosso roteiro, a embarcação partiu de Fort Lauderdale, nos EUA, e visitou três destinos caribenhos: Falmouth (Jamaica), Cozumel (México) e Labadee (Haiti). O destaque fica por conta desta última escala, que é dos destinos particulares da Royal Caribbean International na região.

Devido a seu tamanho, o navio não podia visitar muitos portos na época. Agora, a história está mudando, com diversas cidades adaptando sua infraestrutura para receber a classe Oasis. A própria Royal Caribbean precisou trabalhar para melhorar sua infraestrutura.

A Beach Pool tem deck molhado amplo e aparência de praia

A companhia já havia construído um terminal para embarcar os passageiros da classe em Fort Lauderdale. Nos últimos anos, adaptou também a ilha de CocoCay, outro destino de seus destinos privados no Caribe, para receber os navios. Em 2020, inaugurou um terminal em Miami para operar com o Oasis e seus gêmeos.

Em 2021, o Oasis of the Seas ficará baseado em três portos: Nova Iorque, Fort Lauderdale e Miami. Do primeiro, navega entre Maio e Outubro, visitando as Bahamas, o Canadá e a Nova Inglaterra. Em Julho, o navio realiza um único cruzeiro mais longo rumo ao Caribe Leste.

Já dos portos na Flórida, oferece cruzeiros semanais ao Caribe. Entre Janeiro e Abril parte de Fort Lauderdale, passando para Miami posteriormente, entre Outubro e Dezembro. Os itinerários passam por portos como St. Thomas (Ilhas Virgens Britânicas), Roatán (Honduras), San Juan (Puerto Rico) e Philipsburg (St. Maarten).

Separamos algumas fotos e destaques de nosso cruzeiro com o navio, confira:

The Quest, ou A Caçada, em português, é uma atividade realizada no Studio B (onde fica a pista de patinação no gelo), na qual os passageiros que se voluntariam para participar passam por diversos desafios

Uma das jacuzzis suspensas na lateral do navio

O Boardwalk, área do navio onde ficam o AquaTheater e o Carrossel

Vista na saída de Fort Lauderdale

Vistas da Royal Promenade, um dos principais espaços do navio, com lojas, cafeterias, bares e lanchonetes!

Central Park, com suas cúpulas de vidro e árvores naturais, durante a noite

Outra vista do Central Park, que fica na área central do navio

Em navegação na costa da Jamaica

Outra das piscinas a bordo, ao todo são quatro externas, cada uma com área própria

Uma delas é a H2O Zone, dedicada a crianças, com fontes e brinquedos

AquaTheater durante apresentação do espetáculo Oasis of Dreams que mistura nado sincronizado, acrobacia, saltos ornamentais, ginástica artística, dança e outros. Além de muitos efeitos especiais e fontes

Barco entra em uma marina na Ilha de Cozumel, no México. O destino é famoso por suas águas quase transparentes de tons esverdeados

A transparência é evidente nessa foto, do Oasis atracado

Uma das muitas praias de Cozumel

Já essa praia está localizada no destino particular da Royal Caribbean no Haiti, Labadee. Uma espécie de resort, Labadee possui diversas praias que são facilmente acessíveis aos passageiros a pé, do cais. Quase todas podem ser frequentadas gratuitamente (a exceção é a praia que fica reservada aos passageiros das suítes)

Praticamente uma extensão do navio, Labadee possui três restaurantes disponíveis para o passageiro sem custo adicional, bares (nos quais valem os pacotes de bebida), e lojas (em que se pode pagar utilizando o cartão de bordo)

Além das praias e da natureza, Labadee oferece outras atrações como um parque aquático no mar, uma das maiores tirolesas do mundo, uma montanha russa, e um grande toboágua. Essas atrações, no entanto, não estão incluídas no valor do cruzeiro e precisam ser pagas a parte. Infelizmente, para o passageiro brasileiro, os valores podem ser altos (para utilizar a tirolesa, por exemplo, em 2015, era necessário desembolsar 99 dólares, o toboágua não saia por menos de 25 dólares)

Voltando para o navio, esse é o Solarium, área na popa, semi coberta, exclusiva para adultos com uma pequena piscina, jacuzzis e espreguiçadeiras. É tida como uma área de relaxamento e descanso

Vista da popa, com a saída da tirolesa de bordo (essa sim, incluída no valor do cruzeiro!), na área central superior da foto. Destaque para as cabines com varanda do Boardwalk (esquerda) e o AquaTheater

Em nosso último pôr do sol a bordo, o mar do Caribe ficou dourado

Para ver ainda mais fotos do interior do navio e dos destinos que visitamos, clique aqui.

NÃO ESQUEÇA O SEGURO VIAGEM!

Está gostando do conteúdo? Então curti e compartilha!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram