Saiba tudo sobre a Norwegian Cruise Line, sua história, roteiros e características
O Norwegian Joy é um dos maiores e mais novos navios da frota
História
Texto e Imagens por Daniel Capella
A Norwegian Cruise Line (NCL) é a principal marca do terceiro maior grupo de cruzeiros do mundo, a Norwegian Cruise Line Holdings. Hoje sediada nos EUA, a companhia teve origens na Noruega, e foi uma das inventoras dos cruzeiros modernos. Em seus mais de 50 anos de história, introduziu, ainda na década de 1960, os primeiros navios projetados para viagens de lazer, e criou, nos anos 1990, um novo conceito de experiência a bordo.
Voltada principalmente ao público norte-americano, a companhia tem como principal destino o Caribe. Nos últimos anos tem extendido seus roteiros, e hoje navega na maior parte do mundo. Recentemente, o destaque é o Alaska, que, em 2019, recebeu dois dos maiores e mais novos navios da NCL.
Enquanto, no passado, foi famosa por operar o então gigante SS Norway, a companhia opera hoje dezessete navios de última geração, contando com uma das frotas mais modernas do mundo. Todos os seus navios foram construídos depois de 1999, e todos por estaleiros europeus consagrados. As embarcações seguem o Freestyle Cruising, o conceito de cruzeiro “livre”. Desenvolvido pela NCL, o Freestyle garante que o passageiro assuma o controle de suas férias, tendo, por exemplo, a liberdade de escolher o que vestir e onde comer quando lhe for mais conveniente.
Após operar na América do Sul por vários anos, e fazer uma única passagem pelo Brasil em 2016/2017, a companhia retornará ao país em 2021/2022. Na temporada, a companhia trará o Norwegian Star para a região, realizando alguns embarques no Rio de Janeiro.
Estilo e Características
O átrio 678, centro do entretenimento a bordo dos navios mais novos
Com o slogan “Feel Free” (sinta-se a vontade em português), a Norwegian Cruise Line tem seu estilo enraizado no conceito Freestyle Cruising. Uma das inventoras dos cruzeiros modernos na década de 60, a companhia revolucionou novamente o mercado quando lançou com o tipo de viagem. Espécie de ‘estilo de vida’, o conceito defende que o passageiro tenha máxima liberdade a bordo dos navios, e para isso conta com um alto número de opções de entretenimento e culinária.
Se comparados com navios padrão, os navios da NCL conta com com áreas públicas menores, mas em maiores quantidades. Por exemplo, em vez de trazer um grande restaurante principal de dois andares, um navio moderno da NCL trará pelo três restaurantes menores em seu lugar. Cada um com um conceito, decoração e cardápio totalmente diferentes.
Por falar em culinária, os navios mais modernos da companhia chegam a oferecer mais de uma dúzia de opções de restaurantes, cada um especializado em um tipo de culinária ou em pratos regionais. Ainda que muitos cobrem taxas extras para seus frequentadores, há muitas opções também incluídas no valor do cruzeiro. O Norwegian Getaway, por exemplo, um dos maiores navios da frota, conta com quase duas dúzias de restaurantes, dos quais mais da metade estão incluídos na tarifa do cruzeiro.
Um dos destaques é o The Local, que hoje está presente na maior parte da frota e funciona 24 horas. A opção, no entanto, não funciona no estilo buffet, como ocorre em outros navios que também contam com restaurantes abertos durante todo o dia. Em vez disso, o restaurante traz um cardápio de comfort food, bem ao estilo americano, com pratos preparados na hora e sob as orientações do próprio passageiro.
Não é só a quantidade de opções que é celebrada nos navios da companhia, mas também a qualidade dos serviços. Quando assumiu a diretoria da Norwegian Cruise Line no começo de 2016, Frank del Rio, um dos fundadores da companhia de luxo Oceania Cruises, se surpreendeu com o nível das refeições a bordo dos navios da frota, mas prometeu levá-los a um novo nível de excelência, afirmando: “A comida já é ótima, mas queremos fazer dela perfeita”, em uma entrevista à imprensa especializada.
Pista de kart, disponível a bordo do Norwegian Joy, do Norwegian Bliss e do Norwegian Encore
Ainda por conta da filosofia Freestyle, não há noites de gala nem código de vestimenta estrito, o que faz com o que o passageiro possa se vestir da forma que preferir durante qualquer hora do dia ou noite.
Principalmente no Caribe, onde atende um público mais jovem e ativo, a companhia organiza grandes festas, muitas vezes em áreas externas especialmente projetadas para este tipo de atividade, como o Spice H20 e o Poach Beach Club, presente em seus navios mais recentes.
A NCL ainda é famosa por seu entretenimento a bordo, que é variado e inovador. A companhia introduziu um bar de gelo com o Norwegian Epic em 2010, criando a primeira atração do tipo em alto mar. Os shows nos teatros também são famosos, e, por conta do conceito Freestyle Cruising, não estão condicionados ao turno em que o passageiro realiza suas refeições, como na maior parte dos navios.
Em um cruzeiro de 7 noites a bordo de um navio moderno da NCL, por exemplo, costumam estar em cartaz dois ou três espetáculos – sendo um deles uma produção da Broadway, como o musical Footloose. Os shows serão apresentados várias vezes durante a semana, em diferentes horários, enquanto o passageiro poderá escolher, livremente o horário e dia em que prefere assisti-los. A companhia apenas solicita que seja feita uma reserva antecipada, para garantir que haja lugar para todos no teatro.
Nas noites – ou dias – em que não assistir aos shows, o hóspede terá a sua disposição uma gama de atrações e experiências diferentes que incluem, nos navios mais novos, o Grammy Experience. Com decoração temática, o lounge conta a história da música, com covers de cantores e shows famosos. Também merece destaque o The Cavern Club, presente em alguns navios, o lounge reproduz a famosa casa de shows de Liverpool, onde o Beatles e outros grupos famosos foram descobertos. O local oferece apresentações temáticas, homenageando a história do local e destes artísticas.
O solário do The Haven, exclusivo para os passageiros da categoria
Os navios ainda oferecem jantares especiais, em restaurantes que contam com atrações além da própria culinária. É o caso da Q Texas Smokehouse, a churrascaria temática texana disponível a bordo de alguns dos navios, que oferece também shows de música country. Ainda nessa mesma categoria estão o The Illusionarium, que conta com performances de ilusionismo de alto nível de mágica e o Spiegel Tent, que traz espetáculos de arte circense.
The Haven – Outro diferencial da NCL são as categorias de acomodações mais caras. Com características de navio de luxo, as suítes da companhia estão entre as mais espaçosas do mercado. As cabines Coutyard podem ser facilmente comparadas à apartamentos, incluindo muitas vezes vários cômodos diferentes, e até mesmo áreas externas privadas com pequenas piscinas. Nos navios mais novos, o destaque é a área The Haven, um setor exclusivo do navio com áreas públicas exclusivas, acessíveis apenas aos ocupantes das cerca de 60 suítes da categoria.
Destinos de Atuação
Apesar do nome, a Norwegian Cruise Line é uma companhia de cruzeiros norte-americana. Assim, seu principal destino de atuação é o Caribe, juntamente com a América do Norte como um todo. A maior parte dos navios da companhia navega a partir de portos dos EUA, como Miami, Nova Iorque e Seattle, para destinos como as Bahamas, o Alaska, a Riviera Mexicana, Bermudas e o Caribe.
O Norwegian Getaway, em sua única visita ao Porto do Rio de Janeiro
Mas a NCL também atua na Europa, com presença de ano inteiro no Mediterrâneo, e temporadas sazonais no Báltico. Destaque para os roteiros às Ilhas Canárias, que partem de Barcelona e possuem entre 10 e 12 noites. Na América do Sul, oferece roteiros entre a Argentina e o Chile, passando pela Patagônia, Terra do Fogo e Uruguai. A partir de 2021, os roteiros ainda voltarão a incluir o Brasil. Será possível embarcar no Rio de Janeiro para cruzeiros com destino à Argentina e Uruguai.
O grande destaque da operação da Norwegian, no entanto, é o Havaí. A companhia oferece, durante todo o ano e com exclusividade total, roteiros inter-ilhas de uma semana. Isso ocorre pois o Pride of America é o único navio de grande porte a contar com bandeira dos EUA e a lei daquele país proíbe que embarcações de bandeira estrangeira realizem exclusivamente pelos portos norte-americanos. Dessa forma, o Pride of America acaba sendo o único autorizado a realizar viagem do tipo.
Como parte de um programa de diversificação de destinos pelo qual passou nos últimos anos, a Norwegian também vem oferecendo temporadas na Ásia, Austrália e Oriente Médio.
Não viaje sem seguro!
Compre seu Chip para celular!
CURTI VIAGENS
NOSSO GRUPO NO FACEBOOK
NÃO ESQUEÇA O SEGURO VIAGEM!
Está gostando do conteúdo? Então curti e compartilha!